A Sociedade de Socorro é uma das organizações para mulheres mais antigas e uma das maiores em todo o mundo e é a organização para as mulheres da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O profeta Joseph Smith a fundou em 1842 em Nauvoo, Illinois com o slogan “A Caridade Nunca Falha”. Hoje em dia a Sociedade de Socorro tem mais de 5 milhões de membros em mais de 170 paise3s diferentes. Todas as mulheres SUDs acima de 18 anos são membros da Sociedade de Socorro.
A Declaração da Sociedade de Socorro diz o seguinte:
“Somos amadas filhas do Pai Celestial,
e nossas vidas tem significado, propósito, e direção.
Como uma irmandade mundial, somos unidas em nossa fé e devoção a
Jesus Cristo, nosso Salvador e exemplo.
Somos mulheres de fé, virtude, visão e caridade que:
- Aumentamos nosso testemunho de Jesus Cristo por meio da oração e do estudo das escrituras
- Buscamos força espiritual seguindo os sussurros do Espírito Santo.
- Dedicamos ao trabalho de fortalecer o casamento, famílias e o lar.
- Consideramos nobre a maternidade e somos felizes por sermos mulheres.
- Deleitamos no serviço ao próximo e nas boas obras.
- Amamos a vida e o aprendizado.
- Defendemos a verdade e a retidão.
- Apoiamos o sacerdócio como a autoridade de Deus na terra.
- Desfrutamos as bênçãos do templo, compreendemos nosso destino divino, e esforçamos para alcançar a exaltação”.
Uma grande parte do alcanço desses objetivos está no programa de Professoras Visitantes da Sociedade de Socorro. Neste programa duas mulheres são colocadas como companheiras e lhes é pedido que visite algumas irmãs da ala pelo menos uma vez por mês. Essas visitas geralmente envolvem uma mensagem espiritual e uma chance para as mulheres conhecerem melhor umas às outras e de se fortalecerem. Através do programa de Professora Visitante todas as mulheres têm alguém para lhes ajudar, o que faz com que fortaleça a amizade e o amor fraternal.
Os membros da Sociedade de Socorro se reúnem todo domingo durante as reuniões regulares da Igreja Mórmon. Os tópicos das lições semanais incluem mensagens dos profetas modernos e lições planejadas pela presidência local da Sociedade de Socorro, de acordo com a necessidade.
As mulheres da Sociedade de Socorro também se reúnem com freqüência para uma reunião chamada Aprimoramento Pessoal, Familiar e Doméstico. Essas reuniões são planejadas pelas líderes locais da Sociedade de Socorro para atender às necessidades espirituais e físicas em suas locações. Na reunião de Aprimoramento as mulheres se fortalecem mutuamente em suas tarefas diárias como mães, esposas, irmãs em Sião, e como filhas de Deus. Uma reunião de Aprimoramento mundial é realizada por ano para comemorar a organização da Sociedade de Socorro.
As atividades de aprimoramento são realizadas à medida que as necessidades aparecem. Elas são planejadas pelas líderes locais da Sociedade de Socorro para atender as necessidades de grupos específicos dentro da Sociedade de Socorro que partilham os mesmos interesses ou necessidades. Por exemplo, um grupo de irmãs da Sociedade de Socorro podem se encontrar em uma Atividade de Aprimoramento para se exercitar, para levar os filhos a um parque, aprender a fazer jardinagem, aprender sobre planejamento familiar, socializar ou para fazer trabalho de história da família. Visitantes são bem vindas para participar das atividades ou reuniões de Aprimoramento.
Durante uma das conferências anuais da Sociedade de Socorro, a Presidente Bonnie D. Parkin (serviu como presidente de 2002-2006), disse o seguinte a respeito da Sociedade de Socorro:
“Sociedade de Socorro – a organização do Senhor para as mulheres. A Sociedade de Socorro é importante para o Senhor. [...] Ele proveu para as mulheres um céu seguro das asperezas do mundo quando Ele nos deu a Sociedade de Socorro. Desde o começo a nossa união e a direção que recebemos dos líderes do sacerdócio tem nos ajudado a vir a Cristo. Não havia causa maior até então; não existe causa maior hoje em dia.
A Sociedade de Socorro não foi algo feito por homens ou por mulheres. Foi, como o Presidente Joseph F. Smith (1838-1918) explicou, ‘divinamente feito, divinamente autorizado, divinamente instituído e divinamente ordenado por Deus para ministrar a salvação às almas das mulheres e dos homens’. Bonnie D. Parkin” (Oh! Como Precisamos Umas das Outras!, Ensign, mar. 2004, p. 16).
Sobre a Sociedade de Socorro
Os Santos dos Últimos Dias estavam construindo a bela cidade de Nauvoo, e embora a maioria tivesse o que precisavam, havia centenas de pessoas se mudando para Nauvoo todos os dias, pessoas de vários países que haviam se unido à Igreja, e muitas famílias haviam gastado tudo o que eles tinham para ir para Nauvoo. A maioria dos Santos dava livremente de seu sustento para ajudar aqueles que estavam em necessidade, mas não havia qualquer organização e às vezes a necessidade de algumas famílias não era conhecida.
Algumas das mulheres começaram a desenvolver maneiras diferentes de ajudar. Um dos primeiros grupos organizados fazia camisas para os homens que estava trabalhando no templo de Nauvoo. Mais e mais mulheres começaram a se envolver e uma delas, Sarah M. Kimball, disse que elas “decidiram… formar uma sociedade de damas” para ajudar os pobres. No dia 4 de março de 1842 “as irmãs da vizinhança se encontraram em minha sala de estar e se organizaram”. Na época, o estado requeria que sociedades benevolentes tivessem uma constituição, leis e liderança eleita. Foi pedido a Eliza R. Snow, que mais tarde se tornou uma Presidente da Sociedade de Socorro, que escrevesse a constituição e as leis. Quando ela terminou, mostrou-as a Joseph Smith, o Profeta. Quando ele as viu ele disse que “era as melhores que ele já tinha visto”, e que ele também queria “prover algo melhor para [as mulheres de Nauvoo] do que uma constituição escrita. Eu organizarei as mulheres sob o padrão do sacerdócio”.
A Sociedade de Socorro foi organizada no dia 17 de março de 1842, vinte mulheres estavam presentes. Emma Smith, esposa de Joseph foi eleita como a primeira Presidente. Joseph Smith, o Profeta, foi tocado pelo grande desejo das mulheres de auxiliar os necessitados. Ele levantou e disse: “Tudo o que eu tenho para dar para os pobres, eu darei a sociedade” e ele doou uma moeda de cinco dólares. Outros seguiram seu exemplo e doaram dinheiro para a Sociedade de Socorro ajudar os necessitados.
O propósito da organização era o auxílio aos necessitados, aos destituídos, as viúvas e aos órfãos, e ao exercício de propósitos benevolentes. As mulheres trabalharam incessantemente para encontrar e ajudar os necessitados. Viuvas e órfãos eram trazidos para as casas de outros, tempo e serviços foram doados para muitos. Ao ver o trabalho da Sociedade de Socorro o profeta, novamente tocado, disse: “É natural para as [mulheres] ter sentimentos de caridade. Vocês estão agora em uma situação onde você pode agir de acordo com essas simpatias as quais Deus plantou em vosso seio. Se vocês viverem para o seu privilegio, os anjos não podem impedir de serem seus associados”. Com a promessa de bênçãos pelo trabalho de ajudar ao pobre, a Sociedade de Socorro continuou adiante. Algumas mulheres sugeriram que cada mulher doasse um centavo por semana para a Sociedade de Socorro comprar vidros e pregos para a construção do Templo de Nauvoo. Através deste programa foi levantado mil dólares para o templo. A Sociedade de Socorro cresceu rapidamente e em 1844 havia mais 1300 mulheres na Sociedade. Após a morte de Joseph Smith, com as dificuldades de preparar para mudar a oeste a sociedade diminuiu, mas foi revivida em 1867 e tem sido parte integral da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias desde então.
Nenhum comentário:
Postar um comentário